×
Extrativismo

Seringueiros debatem sobre produção sustentável da borracha na Amazônia em evento nesta segunda (26)

O evento, que acontece até quarta-feira (29), tem o objetivo de fortalecer a retomada da produção sustentável da borracha nativa da Amazônia

Seringueiros de diversas partes da Amazônia debatem a produção sustentável da borracha, nesta segunda-feira (26), a partir das 9h, no 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha. O evento, que acontece no Novotel Manaus, localizado no Distrito Industrial, reúne mais de 80 seringueiros e tem o objetivo de fortalecer a retomada da produção sustentável da borracha nativa da Amazônia. O encontro faz parte da estratégia do projeto “Juntos pelo Extrativismo da Borracha Amazônica”.

A 2ª edição do Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha visa revisar as reivindicações da categoria criadas no ano passado, encontrar soluções para os desafios apresentados pelos seringueiros, além da apresentação dos resultados da safra de 2023 e a expectativa dos produtores para 2024, projetos de rastreabilidade da borracha, organização das associações, além de agregar novos participantes ao projeto.

O projeto “Juntos pelo Extrativismo da Borracha Amazônica” já beneficiou 4170 famílias e contribuiu diretamente para a conservação de mais de 60 mil hectares da Amazônia a partir do manejo para a produção da borracha, somente em 2022. Indiretamente, entretanto, o impacto ambiental positivo ultrapassou 1,3 milhão de hectares nas quatro unidades de conservação e cinco municípios do Amazonas em que as atividades são realizadas, no caso, Canutama, Pauini, Manicoré, Eirunepé e Itacoatiara.

Além disso, só no primeiro ano de extração de látex com o apoio do projeto, mais de 60 toneladas de borracha nativa foram produzidas e vendidas para a Michelin no Brasil, gerando R$ 900 mil de renda para as famílias participantes.

O encontro será realizado pelo Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), Memorial Chico Mendes, Michelin Brasil Imaflora e WWF-Brasil. Além disso, tem apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), Alliance Bioversity International – CIAT, Consultative Group on International Agricultural Research ou CGIAR, Fundação Michelin e Conexsus.

*Com informações da assessoria

Leia mais

Seringueiros debatem fortalecimento da produção sustentável da borracha na Amazônia

Desmatamento na Amazônia cai 60% em janeiro deste ano, aponta monitoramento

Mercado imobiliário: Empreendimento inovador em Manaus visa desenvolvimento sustentável

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *