×
Especulações

Menezes não rejeita chapa com Roberto Cidade para concorrer à Prefeitura: ‘Converso com todos’

Participação de Menezes em evento de Roberto Cidade levantou especulações sobre uma possível chapa para concorrer à prefeitura

Foto: Reprodução

Manaus (AM) — A posse do Deputado Estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade, como presidente do Diretório Municipal do União Brasil — Manaus (UB), que ocorreu no último sábado (16), teve a presença de ilustres políticos do Amazonas, entre eles, o governador Wilson Lima. Mas, em meio ao apoio dado à Cidade, outra figura se destacou no palco: a presença do ex-candidato a senador, Coronel Menezes (PL).

Embora não tenha sido oficializado como pré-candidato à Prefeitura de Manaus, Roberto Cidade é um dos prováveis adversários do atual prefeito, David Almeida (Avante), no pleito de 2024. A presença de Menezes no palanque ao lado do novo presidente do Diretório Municipal do UB levantou muitas especulações, principalmente após o ex-senador receber o convite para se filiar ao PRD (junção entre o PTB e Patriota), um dos partidos pró-Cidade.

A aproximação entre Menezes e Cidade para uma possível formação de chapa que concorrerá à Prefeitura de Manaus, poderia ter o apoio do Governador Wilson Lima, atual presidente do União Brasil no Amazonas.

Futuro político

Presença de Menezes em evento importante para Roberto Cidade Foto: Divulgação

Protagonistas das conversas dos bastidores, o Em Tempo procurou o Coronel Menezes para sondar os futuros passos políticos devido às últimas especulações. Crítico de David Almeida, anteriormente, o ex-senador afirmou que trocaria de partido caso o PL apoiasse a reeleição do atual prefeito de Manaus.

Ao ser questionado sobre uma possível aliança com Roberto Cidade, que também já fez duras ponderações sobre Almeida, Coronel Menezes afirmou que está aberto a diálogos, com exceção de uma pessoa. “Converso com TODOS, exceto com David Almeida, com ele não há diálogo”, enfatizou.

Na visão do cientista político Carlos Santiago, a aparição pública dos dois evidencia o poder do governador de juntar e formar novas alianças na capital amazonense.

“Essa aparição do Coronel Menezes na posse de Roberto Cidade como presidente provisório do diretório do União Brasil na cidade de Manaus indicam dois aspectos. O primeiro deles é que o Governador Wilson Lima tem um arco de aliança política muito forte, que pode alavancar a pré-candidatura de Roberto Cidade, e dele ter não somente um candidato nas eleições da prefeitura, mas dois ou três, envolvendo inclusive Menezes e Capitão Alberto Neto”,

afirmou o cientista político.

Ainda segundo o profissional, a movimentação de Menezes evidencia ainda mais a deficiência que o Coronel tem em montar um “grupo político forte no Amazonas“.

“Outro aspecto é a demonstração clara que Coronel Menezes, embora tenha prestígio com o ex-presidente Bolsonaro e tenha alcançado uma votação expressiva na última eleição, é uma figura política que não tem um grupo do seu lado, um grupo político que gira em torno da sua liderança. Parece que o Menezes está tentando se segurar no grupo do Wilson ou numa chapa com Alberto Neto, mostrando que ele tem dificuldades para montar um grupo político de direita forte”,

destacou Santiago.

A equipe do Em Tempo procurou a assessoria de Roberto Cidade para colher informações sobre uma possível aliança entre ambos, mas até a postagem desta matéria, não houve retorno. O espaço está aberto para manifestação.

Grupo político forte

Menezes se aproximou do deputado Capitão Alberto Neto com foco em uma “chapa puro-sangue” Foto: Divulgação

Nos últimos meses, Menezes se aproximou de figuras importantes da política amazonense de olho no pleito deste ano. Em novembro de 2023, por exemplo, em entrevista a um portal de notícias da capital, o Coronel não descartou uma possível aliança com o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), com foco na Prefeitura de Manaus.

Após Amom oficializar sua pré-candidatura em fevereiro deste ano, Menezes precisou mudar sua estratégia e encontrou na direita amazonense, uma possível alternativa para chegar ao poder executivo municipal. Junto ao deputado federal Capitão Alberto Neto, a dupla foi considerada uma “chapa puro-sangue”, pois reunia duas personalidades apoiadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, o que prometia mostrar a força da direita no Amazonas.

Em entrevista, Capitão Alberto Neto declarou que conversou com Menezes sobre a possibilidade deles comporem a mesma chapa com o apoio de Bolsonaro, e que o papo estava progredindo; mesmo que os dois tenham um passado recheado de farpas e acusações.

Caminhando para uma possível união da chapa puro-sangue, o evento de Roberto Cidade, no entanto, despertou a atenção para a movimentação dos bastidores da política, uma vez que Coronel Menezes estava junto do presidente da Aleam e do governador do Estado, sem a presença de Alberto Neto.

Novos horizontes

Outra especulação dos bastidores aponta que existe a possibilidade de Menezes concorrer como vereador de Manaus, ao invés do cargo de prefeito ou vice-prefeito. O foco da ação seria abranger a parcela de votos da direita manauara e poder se tornar o vereador mais votado da história da Câmara Municipal de Manaus (CMM), superando Sabino Castelo Branco, eleito em 2004, com quase 60 mil votos.

Ao se questionado pelo Em Tempo, ele não negou a informação, mas disse que qualquer decisão será informada em outro momento. “Meu futuro político será compartilhado com a população assim que tomar minha decisão”, afirmou.

Para Carlos Santiago, a escolha é duvidosa, já que o Coronel concorreu, nas últimas eleições, a cargos mais expressivos. “Acho até, quase que improvável, que ele [Coronel Menezes] saia candidato a vereança em Manaus, pois o objetivo dele é voos mais altos para cargos no Executivo. No entanto, ainda sequer tem um partido que lhe apoie, mas tudo isso terá mais clareza a partir do dia 6 de abril, em que os partidos terão definidos os seus filiados, e aqueles que querem disputar a eleição terão que estar filiados a uma sigla partidária. Até lá, terão inúmeras articulações e movimentações políticas”, finalizou o especialista.

Leia mais

‘Coloco meu nome à disposição para ser pré-candidato à Prefeitura de Manaus’, afirma Roberto Cidade

Capitão Alberto Neto e Coronel Menezes podem lançar chapa única para eleições 2024

“Excelente relacionamento”, diz Coronel Menezes sobre Amom Mandel

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *