×
Evento

Vasco Vasques sedia evento de combate às drogas no AM

O encontro teve o objetivo de debater, propor ações e qualificar pessoas para fortalecer a luta contra as dependências químicas

Manaus (AM)- Assistentes sociais, representantes de ONGs, voluntários e estudantes formaram o público do 1° Fórum de Cidadania, Assistência Social, Previdência, Cuidado e Prevenção às Drogas do Estado do Amazonas, realizado pela Frente Parlamentar Cristã da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), no Centro de Convenções Vasco Vasques, nesta segunda-feira (28).

O encontro teve o objetivo de debater, propor ações e qualificar pessoas para fortalecer a luta contra as dependências químicas. 

No evento, o governador Wilson Lima foi homenageado com a “Honra ao Mérito de Empreendedorismo e Trabalho”, pela Federação dos Empreendedores do Brasil (Fenae Brasil), honraria recebida pela secretária de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Mirtes Sales, que participou da solenidade de abertura representando o governador.

Em seu discurso, a secretária destacou o trabalho do Governo do Estado ao oferecer reabilitação para jovens, que sofrem de dependência química.

“Esse evento é de fundamental importância para nossa sociedade, porque o combate às drogas é uma obrigação de todos nós. Nós temos cinco centros socioeducativos, onde nós cuidamos dos nossos adolescentes. Uma das preocupações do Governo do Amazonas é trabalhar para que esses adolescentes entrem de uma forma, mas que eles saiam de outra, que eles saiam completamente curados”, destacou.

O evento também teve a participação de parlamentares amazonenses e da comitiva do Ministério da Cidadania, formada pela secretária Nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia, secretário de Cuidados e Prevenção às Drogas, Dr. Quirino Cordeiro Júnior, e o presidente do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), José Carlos Oliveira. 

Terceiro Setor 

A secretária Nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia, destacou o trabalho do terceiro setor e dos assistentes sociais. Ela avaliou, ainda, que não daria para atender às pessoas, principalmente, durante a pandemia, sem estes profissionais.  

“A nossa gratidão, enquanto Ministério da Cidadania, pelo trabalho que o terceiro setor tem executado, porque por algum tempo as pessoas achavam que o terceiro setor e o governo disputavam espaço. São ações que se complementam. Sem essas entidades, sem essas pessoas que trabalham de sol a sol, nós jamais teríamos alcançado tanta gente”, afirmou.

A assistente social, Ana Paula, 39, já trabalha na área há 12 anos e diz que um evento como este é uma forma de adquirir mais conhecimento, principalmente para aqueles que trabalham na linha de frente da prevenção às drogas.

“Estar em um evento como esse é de fundamental importância. Nós que já estamos à frente né? Na ponta de frente trabalhando com essa população, que sofre esse tipo de situação. É muito importante para nós, essa experiência de estar aqui compartilhando conhecimento para que a gente possa atuar na nossa profissão”, declarou.

Parceria 

Nesta segunda-feira (28), também foi firmada a parceria entre a Secretaria de Cuidado, Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas da União Nacional dos Legisladores e Legislativos (Unale), presidida pelo deputado João Luiz, e a secretaria de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Justiça, presidida pelo secretário Quirino Cordeiro Jr.

A aliança tem o objetivo de oferecer, entre outras ações, cursos e palestras educativas para fortalecer o enfrentamento das dependências químicas em todo o Brasil. Além do Amazonas, já existem ações previstas para acontecer em Roraima, Bahia, São Paulo e Maranhão.

“Fomos recebidos muito bem por todo o ministério e secretariado. Nós estamos aqui, todos reunidos de mãos dadas, num único objetivo de fazer com que as pessoas venham a ter vida, porque uma vez envolvidas com as drogas, perdem as vidas mais cedo”, destacou o presidente da Frente Parlamentar Cristã da Aleam, deputado estadual João Luiz.

*Com informações da assessoria

FOTOS: Bruno Zanardo/Secom

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Instabilidade na internet pode gerar indenizações ao consumidor

Transportes da Grande Circular são fiscalizados em Manaus

Imóvel de dois andares desaba no Centro de Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *