×
Lula em Manaus

Lula em Manaus: visita é marcada por presença em ‘lugares-chave’ e comício

Lula visitou alguns “lugares-chaves” que dialogam com sua agenda política para a região, como a defesa da Zona Franca de Manaus e dos povos indígenas

Foto: Ricardo Stuckert

Manaus (AM) – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da silva (PT) realizou uma série de atividades na capital amazonense ao longo da quarta-feira (31). Com aliados e apoiadores, o candidato à Presidência da República visitou alguns “lugares-chaves” que dialogam com sua agenda política para a região, como a defesa da Zona Franca de Manaus e dos povos indígenas.

O primeiro local que abriu a agenda da campanha de Lula na cidade foi a Moto Honda da Amazônia, no Polo Industrial de Manaus (PIM). O ex-presidente chegou na grande empresa japonesa por volta das 10h30.

Juntamente com Lula e seus assessores, também estiveram presentes na empresa o senador e candidato ao Governo do Amazonas Eduardo Braga (MDB), e a ex-senadora e candidata a deputa federal Vanessa Grazziotin (PCdoB).

Um pouco antes da chegada do ex-presidente, chegaram o senador e candidato à reeleição Omar Aziz (PSD), o deputado e candidato à reeleição Marcelo Ramos (PSD) e o senador Randolphe Rodrigues (Rede-AP).

À tarde, Lula e sua esposa Rosângela da Silva, também conhecida como Janja, visitaram o Museu da Amazônia (Musa), localizado na Zona Norte de Manaus.

 Além de se encontrarem com mais de 35 entidades ligadas à defesa do meio ambiente, Lula e Janja também dançaram com povos indígenas. Durante a visita, Omar Aziz e Eduardo Braga acompanharam o ex-presidente no Musa.

Ainda no local, o Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) entregou duas cartas de compromissos em defesa da Amazônia e dos territórios extrativistas. A ação simboliza a luta pela produção da sociobiodiversidade, e a luta contra o desmatamento e grilagem. Para o presidente do CNS, Júlio Souza, os documentos garantem a proteção dos territórios.  

“Queremos também o enfrentamento à mineração ilegal, ao desmatamento, as queimadas e, sobretudo, a flexibilização das leis ambientais que querem mudar para ‘passar a boiada’ para legalizar as terras públicas griladas na Amazônia. Nós queremos discutir uma gestão territorial, onde se possa avançar no diálogo com os órgãos ambientais do estado brasileiro, para que a região possa ter uma co-participação nas tomadas das decisões, na relação do Estado com as populações tradicionais”,

disse Júlio.

Já às 18h, iniciou o comício de Lula, que reuniu aproximadamente 30 mil pessoas no Espaço Via Torres, Zona Centro-Sul de Manaus. O local ficou completamente lotado, antes do aparecimento do ex-presidente.

No evento, estavam diversos aliados políticos, como Marcelo Ramos, Omar Aziz, Eduardo Braga, Zé Ricardo (PT) e Sinésio Campos (PT). Em seu discurso, Lula criticou duramente o presidente Jair Bolsonaro.

“Sei que Bolsonaro já veio em Manaus. Ele veio aqui fazer motociata. Eu não. Eu vim aqui visitar a fábrica para conhecer os trabalhadores que estão fazendo as motos”,

declarou o ex-presidente.

Visita positiva

Para o cientista político Carlos Santiago, a visita do ex-presidente Lula no Amazonas foi positiva, por se comprometer com pautas importantes para o estado.

“A visita do presidente Lula ao Amazonas foi positiva. Ele se comprometeu com o Polo Industrial de Manaus, se comprometeu com o desenvolvimento sustentável, sem agressões ao meio ambiente, se comprometeu em combater a pobreza no estado e no país e também se comprometeu em ajudar o Amazonas a fazer grandes investimentos em obras de infraestrutura, além de dialogar com os militantes sociais, ambientais e a classe empresarial”, afirmou.

O especialista também destaca a importância política da presença de Lula para conquistar mais votos e vencer as eleições no estado.

“Além disso, reforça o seu apoio aos candidatos que ele apoia para a Câmara dos Deputados, e o apoio a reeleição do senador Omar Aziz e a eleição do senador Eduardo Braga para governo. A presença de Lula no Amazonas empolga a militância de esquerda para a disputa das eleições”, disse.

Leia mais:

Lula realiza comício em Manaus e destaca compromisso com o Estado

Lula e Eduardo Braga visitam fábrica da Honda em Manaus

Lula em Manaus: visita ao Distrito Industrial e comício serão pontos principais de agenda

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Comentários:

  1. tudo pra esse ai tem de ser previamente combinado pra dar certo…entrevista na globo ta aí pra provar. No debate da band onde não teve nada disso ficou perdido nas falácias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *