×
SAÚDE

Poliomielite, sarampo e monkeypox são temas de debate na 16ª Semana do Controle Social em Manaus

Organizado anualmente pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde ( o evento tem como objetivo fortalecer o controle social no SUS

Foto: Divulgação / Semsa

Manaus (AM) – A programação da 16ª Semana do Controle Social de Manaus foi iniciada nesta quinta-feira (17), no auditório Isabel do Carmo Ribeiro, na sede da Prefeitura de Manaus, bairro Compensa (zona Oeste), com o debate sobre doenças reemergentes (poliomielite e sarampo) e doenças emergentes (MonkeyPox).

Organizado anualmente pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) e pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o evento tem como objetivo fortalecer o controle social no Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo atividades direcionadas para lideranças comunitárias, conselheiros municipais e conselheiros locais de saúde das zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e rural.

Segundo o coordenador da 16ª Semana do Controle Social, conselheiro Nilton Gama dos Santos, um dos focos do evento é promover a qualificação dos conselheiros de saúde e a programação deste ano foi elaborada para orientar sobre os riscos das doenças emergentes e reemergentes.

“Os conselheiros de saúde são lideranças comunitárias, pessoas que estão em contato direto com os moradores nos bairros e atuam como multiplicadores das informações em saúde. Por isso, é importante que tenham esse aprendizado sobre os riscos e possam estar preparados na nossa luta contra essas doenças”

, explicou Nilton Gama.

A abordagem das doenças reemergentes (poliomielite e sarampo) foi conduzida pela chefe do Núcleo de Controle de Doenças de Notificação Compulsória e Agravos Imunopreveníveis (Nuncai/Semsa), enfermeira Ana Serrão. Na apresentação, a enfermeira lembrou que o Brasil, assim como Manaus, tem alto risco para a reintrodução do vírus da poliomielite, além do risco de notificação de casos novos de sarampo, e destacou a importância da participação dos conselheiros nas ações de prevenção e controle das doenças.

“Sarampo e poliomielite são doenças que podem ser prevenidas pela imunização. Manaus não registra atualmente casos de sarampo, mas o vírus continua circulando no país. O vírus da poliomielite não tem circulação no Brasil, mas tem três anos que não atingimos o mínimo necessário de cobertura vacinal que garanta a proteção coletiva da sociedade. O CMS/Manaus é um grande parceiro da gestão nas ações de saúde e repassar informações qualificadas para os conselheiros é mais uma estratégia de divulgação sobre a importância da vacinação”, afirmou Ana Serrão.

A programação incluiu palestra sobre a Monkeypox, uma doença que já registrou 268 casos em Manaus, apresentada pela gerente do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs/Manaus), enfermeira Graziela Andrade das Neves.

“A MonkeyPox é uma doença nova no Brasil, tem baixa letalidade, mas é transmissível e causa prejuízos para a saúde das pessoas. Como é um agravo novo, a participação social, por meio dos conselheiros, é muito importante na mitigação, controle, prevenção e na divulgação de informações para a população”, destacou Graziela.

Na composição do CMS/Manaus, são disponibilizadas 32 vagas para conselheiros municipais e respectivos suplentes, distribuídas entre gestores (25%), trabalhadores (25%) e usuários (50%) do SUS. A capital amazonense conta ainda com um total 68 Conselhos Locais de Saúde (CLSs) que atuam no controle social em 68 UBSs nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e rural.

Zona Sul

O primeiro dia da programação da 16ª Semana do Controle Social foi direcionado para conselheiros representantes dos segmentos de gestores, trabalhadores e usuários do SUS da zona Sul de Manaus, que conta com 16 Conselhos Locais de Saúde atuando junto a 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Durante a programação, a diretora do Distrito de Saúde (Disa) Sul, Jucinara Rodrigues, explicou que o controle social é um eixo de fortalecimento de políticas públicas, exercido de forma democrática e participativa.

“As discussões que ocorrem durante a Semana do Controle Social fortalecem a prestação dos serviços de saúde. O segmento dos usuários, especialmente, representa a voz da população e serve como um elo entre a gestão e as demandas de cada comunidade”, afirmou Jucinara.

Participando da cerimônia de abertura do evento, o vereador Daniel Vasconcelos, presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Manaus, destacou a importância do CMS, que completou 31 anos de criação em junho deste ano, para a melhoria dos serviços de saúde.

“O CMS/Manaus é um órgão autônomo que fiscaliza o executivo e que cresceu muito em Manaus nos últimos 31 anos. Hoje, temos um CMS forte e atuante, e a sociedade deve entender que tem o poder, através dos conselhos, de contribuir, fiscalizar e propor soluções para os problemas nas UBSs e em todo o sistema de saúde”

, declarou Daniel Vasconcelos.

O subsecretário de Gestão da Saúde da Semsa, conselheiro Djalma Coelho, reforçou que a participação popular no âmbito do SUS é garantida por lei e que tem sido uma aliada da gestão para o planejamento da oferta dos serviços de saúde.

“Quando a gestão mantém um canal de comunicação para escutar os conselheiros sobre os problemas de saúde nos territórios, passa a compreender melhor as necessidades da comunidade e pode priorizar melhor na tomada de decisões que vão impactar no cuidado em saúde”, afirmou Djalma Coelho.

Outras zonas de Manaus

A programação da 16ª Semana do Controle Social seguirá nesta sexta-feira, 18/11, das 7h30 às 11h30, com atividades direcionadas para representantes do controle social no Disa Oeste.

No dia 23 de novembro, a programação terá como público alvo representantes do Disa Norte, das 7h30 às 11h30, e do Disa Leste, das 13h30 às 17h30. O encerramento do evento será no dia 25 de novembro e terá como público-alvo os representantes do controle social do Disa Rural.

Leia Mais:

Iranduba pagará R$ 1,8 milhão para empresa de construção criar plataforma digital de cursos

Prefeitura de Manaus reforça limpeza de bueiros para diminuir riscos de alagamentos

Prefeitura intensifica obras de pavimentação no bairro Colônia Oliveira Machado

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *