×
Literatura

Escritor lança livros sobre época da borracha em Manaus

Evento acontece no hall Deputado Francisco Queiroz, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas

Manaus (AM) – O ex-seringueiro, hoje empresário, José Maria de Melo Gomes, aos 73 anos, lançará dois livros pela editora Valer, intitulados ‘O seringal Santa Cruz do Passiá’ e ‘A batalha da borracha na Amazônia brasileira’, nesta quinta-feira, dia 26 de outubro de 2023, às 10 h, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, no hall Deputado Francisco Queiroz.

Filho da floresta, nasceu na Amazônia, José Maria nasceu no dia 5 de dezembro de 1950, no seringal Santa Cruz do Passiá, a 13 km da sede do município de Lábrea, Amazonas, às margens do rio Purus, lado a lado com a esquerda da correnteza. Ali, entre as raízes das seringueiras e os murmúrios do rio, sua jornada teve início.

Para a coordenadora editorial da Valer, Dra. em Filosofia e autora do livro ‘Para aquém ou para além de nós’, Neiza Teixeira, o lançamento dessas duas obras enfatiza o quanto a editora Valer busca também histórias inspiradoras dos trabalhadores da Amazônia.

“As Amazônias são do absoluto interesse da editora, portanto, quando aparece um autor com informações novas, ou com detalhes sobre um tema que é um dos pilares para a compreensão da região, isso, imediatamente, chama a nossa atenção”,

ressaltou a editora.

Ele, um autor de páginas vivas, foi o arquiteto de dois volumes que entrelaçam os fios do passado. A Batalha da Borracha na Amazônia Brasileira, vivida pelo soldado 11.151, e o Seringal Santa Cruz do Passiá, administrado pela família Melo há 143 anos carregam consigo o peso das gerações, as tramas e os causos que seu clã compartilhou através dos tempos.

Conforme a diretora de eventos da Valer, Marília Maciel, os livros já estão disponíveis na pré-venda pelo site da editoravaler.com.br. “Além disso, no dia do lançamento, os dois livros estarão disponíveis para quem quiser garantir o autógrafo do autor”,

disse Marília.

Confira as sinopses dos livros

A Batalha da Borracha ocorreu em nosso país, na Amazônia. Foram enviados pelo governo brasileiro, por meio do Semta, 65 mil pessoas, sendo a primeira leva de 15 mil homens, com famílias, e a segunda leva com 50 mil homens solteiros, aptos a produzirem borracha.

Desses 65 mil que vieram para Amazônia, aproximadamente 40 mil morreram nos três primeiros anos. As armas desses soldados eram facão, faca de cortar a seringueira e balde para colher o látex.

O Seringal Santa Cruz do Passiá conta a história desse seringal administrado pela família Melo durante 143 anos.

Assim, José Maria de Melo Gomes, nascido na Amazônia, tornou-se uma testemunha viva das páginas que ele próprio escreveu, uma inspiração para os que buscam trilhar seus próprios caminhos entre a floresta de oportunidades e os desafios da vida.

Sobre o autor

José Maria de Melo Gomes Nasceu no seringal Santa Cruz do Passiá, rio Purus, município de Lábrea – AM, pai Soldado da Borracha e mãe seringalista. Trabalhou como seringueiro até os 22 anos de idade.

Iniciou os estudos em 1970, no Ginásio Marista Santo Agostinho, em Lábrea-AM. Um ano depois, lecionou na Escola Municipal Maria Madalena do Valle Andrade. Em 1973, foi aprovado em um concurso do governo do Estado do Amazonas, indo trabalhar na Secretaria de Saúde, na Unidade Mista de Lábrea, recém-inaugurada. Três anos depois, em 1978, foi aprovado em um concurso do governo federal, indo trabalhar no Banco da Amazônia S.A – Agência de Lábrea.

Em 2004, concluiu o Curso de Bacharelado em Administração Pública pela Ufam – Universidade Federal do Amazonas.

Em 2022, lançou o livro “O seringal Santa Cruz do Passiá” e um ano depois, em este ano, lançou o livro “A batalha da borracha na Amazônia brasileira”.

Em 2023, está no segundo mandato como presidente da Adimpe – Associação das Indústrias Concessionárias do Dimpe – Distrito Industrial das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Amazonas.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

VÍDEO: criança encontra explosivo das Forças Armadas em praia no AM

USF Amazonino Mendes tem capacidade para 18 mil atendimentos por mês em Manaus

Rio Negro apresenta desaceleração na descida das águas em Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *