×
Convenção partidária

Em meio à incertezas na chapa de Wilson, Avante define data de convenção

No dia, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciará quem será seu indicado para disputar o cargo de vice-governador do Amazonas

Foto: Divulgação

Manaus (AM) – A convenção partidária do Avante teve sua data marcada para próxima quinta-feira (4), um dia antes do limite para a divulgação dos candidatos destas eleições. No dia, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciará quem será seu indicado para disputar o cargo de vice-governador do Amazonas.

O local do evento é o espaço Via Torres, no bairro Parque Dez de Novembro, Zona Centro-Sul de Manaus. A expectativa é que o prefeito de Manaus David Almeida anuncie quem é o nome que irá compor a chapa com o governador Wilson Lima (União Brasil).

Outras siglas também realizarão as convenções partidárias no mesmo dia, como o União Brasil (UB), partido do governador Wilson Lima, aliado de David, e o Partido Liberal (PL), que tem como presidente o ex-deputado federal Alfredo Nascimento (PL), o qual também firmou aliança com Lima. No entanto, a configuração das alianças corre risco de se enfraquecer.

Durante entrevista à imprensa local, David Almeida anunciou não apoiar um dos nomes que ganhava força para ser o escolhido como candidato ao senado pela chapa do governador. O pré-candidato que recebe rejeição de Almeida é o Coronel Menezes (PL), quem o prefeito destacou como “inimigo de Manaus”.

“Eu não sou obrigado a apoiar o inimigo de Manaus. Eu considero esse cidadão um inimigo da minha cidade. Eu posso não apoiá-lo, porém, eu vou alertar o povo de que esse candidato não tem condições de ser eleito. Porque elegendo um cidadão como esse, nós estamos elegendo um carrasco que vai dar a sentença para todos nós”, disse David.

Divergências

A fala de David demonstra um conflito político na aliança firmada entre Wilson Lima, e o presidente do Partido Liberal (PL) Alfredo Nascimento. Afinal, de um lado, além de David Almeida declarar desalinhamento político com Menezes, ele também propõe o nome de Chico Preto (Avante) para o senado na chapa do governador.

Do outro lado, Alfredo Nascimento defende Coronel Menezes, o qual possui desavenças com David Almeida. Um dia antes da declaração de David contra Menezes, Alfredo afirmou que foi determinado, no acordo com o partido de Wilson, que a chapa consiga votos para o presidente Jair Bolsonaro (PL) e para o candidato ao senado Coronel Menezes.

Segundo Alfredo, a escolha de dois candidatos ao senado para uma única chapa não é convencional, como desvia do que foi acordado entre o PL e Wilson Lima.

Vice-governador

Além disso, outro fator causador de conflitos é a escolha do vice-governador. Alfredo Nascimento alertou sobre uma possível “confusão” durante a eleição, caso o vice de Lima, o qual será definido pelo prefeito, não apoie tanto Menezes quanto Bolsonaro.

“Agora, quem for o candidato a vice do Avante dentro dessa chapa majoritária, quem estiver fazendo parte representando o Avante nessa composição com o governador Wilson Lima, obrigatoriamente, legalmente, vai ter que apoiar o nosso candidato ao Senado, sob pena de rompimento e descumprimento desse ‘fechamento de questão’”, disse Nascimento.

Durante um evento da Prefeitura de Manaus, nesta terça-feira (28), na Zona Centro-Sul da cidade, David Almeida anunciou alguns nomes fortes para o cargo de vice. Os nomes citados foram: vice-prefeito Marcos Rotta, o ex-secretário de Limpeza Pública Marcos Rotta, a ex-secretária da Saúde Shádia Fraxe, e o ex-secretário da Casa-Civil Tadeu de Souza.

Leia mais:

Wilson Lima e David Almeida acertam aliança política para eleições deste ano

David participa de lançamento do programa de fortalecimento das capacidades sustentáveis na região amazônica

Wilson Lima anuncia prorrogação de incentivos para bens com processo produtivo elementar

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *