×
Evolução

Empresas impulsionam vendas com tendências do Marketing 5.0

Acompanhando os avanços empresariais no Amazonas, em entrevista exclusiva, o EM TEMPO conversou com especialistas em marketing para trazer exemplos de aplicação no mercado

Manaus (AM) – No cenário amazonense diversos microempresários e empresários, vem alavancando as suas vendas por meio do Marketing 5.0, sendo este um dos principais movimentos no mercado local. O interesse na aplicação estratégica dessa nova tendência tecnológica, é voltado em benefício da humanização comercial para o público consumidor.

A empresária e estrategista de marketing, Alessandra Reis, reflete sobre as tecnologias que vieram para facilitar várias formas de comunicação entre os setores comerciais, junto com a aderência do marketing 5.0, que ganhou força durante 2020.

“A pandemia trouxe muito isso. Essa evolução para sociedade 5.0, no meu ponto de vista, é uma obrigação que todas as empresas tenham pelo menos essa mentalidade e comecem a implementar, acredito que a gente inclusive está um pouco atrás. Os profissionais da área poderiam mergulhar mais nesses assuntos para trazer isso à sociedade”, explica.

Alessandra ainda menciona a faceta humanizada deste meio, voltado ao bem-estar da sociedade.

“A gente entrou nessa era do marketing 5.0 sem saber o que que era. Deram esse nome de “cinco ponto zero”, mas na verdade estamos inseridos nele há um bom tempo. Colocamos sentimento nas coisas, trazemos uma linguagem menos formal, aproximamo-nos mais para dar uma voz humana. Não perdemos o nosso lado humano, porque as operações precisam do material humanizado para que funcionem”, ressalta.

O diretor administrativo do grupo Fametro, Wellington Lins Junior, conta sobre o setor de Inteligência de Mercado da empresa, produzindo relatórios diariamente para atender a demanda de diversos departamentos, especialmente nos setores comercial, marketing e ensino à distância.

 “Aumentamos o investimento em ferramentas que reforçam a qualidade de relacionamento com o cliente dando suporte multicanal, através de chat personalizado com atendentes virtuais em nosso site, e em todos os demais canais de comunicação. Além disso, outras estratégias pioneiras serão implementadas para permitir que nosso grupo alcance novas metas, acelerando a expansão de nossos negócios para outros estados”, disse.

Bares e restaurantes

O diretor executivo do marketing do Grupo Dedé, Antônio Araújo, explica que, com as novas ferramentas disponibilizadas pelas plataformas de negócios, é possível visualizar de ponta a ponta os clientes alcançados, até os que tomam ação naquela estratégia adotada.

 “Por exemplo, se rodamos uma campanha de delivery, a gente instala um Pixel (ferramenta de rastreio do Meta Business) e do rastreio, a gente consegue visualizar o cliente que viu o cardápio digital, adicionou o produto ao carrinho e finalizou a compra. Então, a gente sabe quanto que foi investido naquela campanha, quanto o cliente comprou e quanto foi o nosso retorno sobre o investimento”, esclarece.

O que é MKT 5.0

O Marketing 5.0 é um conceito criado pelo phD em economia, Philip Kotler, considerado o “pai do marketing”, que contextualizou o meio atual social, chamando de “sociedade 5.0”. Essa nova modalidade estão inseridas as inovações e evoluções humanas.

 Kopler menciona que as tecnologias inteligentes como smart homes, smart cities, smart devices, dentre outros, fazem parte das vidas dos consumidores. Por isso, as empresas devem acompanhar estas atualizações

Leia mais:

Profissionais devem mirar no marketing pessoal para subir na carreira, afirma estrategista de imagem

Fametro abre inscrições para II Jornada de Marketing

5 Técnicas de Marketing Para Maximizar Sua Marca

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *