×
Segurança

Academia segura? Sim, é possível!

Hoje as academias possuem grande demanda, atingem um público variado

O mundo mudou drasticamente pós COVID 19. Essa pandemia, descortinou as mazelas socioeconômicas e causou danos profundos na humanidade, uma destruição rápida em vários setores da vida humana.

Desde então, as sociedades contemporâneas não medem esforços para dirimir os impactos causados por essa pandemia. Tentam restabelecer as atividades socioeconômicas, e o equilíbrio das contas públicas, fundamental para a saúde coletiva!

A pandemia provocou transformações rápidas no cotidiano. Após o isolamento social, muitos passaram a dar maior ênfase ao convívio e a prática da atividade física. Buscaram espaços para o movimento, como: praças, praias, centros comunitários, clubes, studios e academias.

Hoje, as academias possuem grande demanda, atingem um público variado e, atendem todas as classes sociais. Mas, nem tudo são flores! Além da dificuldade de manter a fidelização dos alunos, surgem outros problemas. Recentemente as mídias sociais divulgaram acidentes gravíssimos, onde clientes sofreram lesões manipulando aparelho de musculação, chocando a sociedade brasileira.

Mas quem fiscaliza as academias? Quais os órgãos responsáveis pela segurança e boas práticas deste seguimento de saúde? – A crônica de hoje busca ampliar a discussão, frente aos cuidados básicos, para que a sociedade utilize estes espaços com prazer, qualidade e segurança.       

Todos os órgãos que atendem a relação de consumo, podem fazer parte desta rede de proteção da sociedade, aliás é um dever!  PROCON, Prefeitura e Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e CREF (Conselho Regional de Educação Física), etc.

– O PROCON, deve fiscalizar os pacotes ou planos ofertados, alguns não deixam claro essa relação de consumo, e pode parecer uma “venda casada”, que é proibida por lei!

Reprodução: Internet

– A Vigilância Sanitária e a Prefeitura, devem focar na higiene do espaço oferecido; na ventilação apropriada do local (ainda, mas neste calorão); bem como o alvará de funcionamento, entre outros. Cabe ao Corpo de Bombeiros, fiscalizar se os locais possuem saídas de emergência e diversas medidas de segurança.

Outro ente desta rede é o CREF, entidade de classe dos Profissionais de Educação Física. – Ele atua fiscalizando e orientando o exercício da profissão. Zela pelo direito e qualidade dos serviços prestados pelos Profissionais de Educação Física, em defesa da sociedade.

Partindo destas premissas, faça a sua parte e seja um consumidor pró-ativo! Você deve fiscalizar:

– Se o estabelecimento possui o registro no CREF/CONFEF e um responsável técnico. (Alunos não devem ficar sozinhos no salão, e nem manipular os aparelhos, sem a orientação dos profissionais de educação física).

– Se a academia solicita atestado médico; se faz avaliação física periódica.

– Verifique se os ambientes estão limpos; aparelhos higienizados e em boa condição de uso, etc.

Caros leitores! Estes são alguns pontos, que julgo fundamental dentre outros subjetivos. Mas, jamais abra mão de fiscalizar os serviços que vos prestam as academias. Desta forma você estará contribuindo para a melhoria da qualidade dos trabalhos oferecidos.

Um bom treino!

Leia mais

Saúde da mulher é destaque entre avanços da Prefeitura de Manaus na atenção primária

Setembro Amarelo: Problemas de saúde mental causam prejuízos financeiros para empresas, mostra pesquisa

Campanha tem programação sobre prevenção ao suicídio voltada a profissionais de saúde

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *