×
Levantamento

Amazonas registra queda no número de casos de homicídios em setembro

Durante o período, a redução foi de 11%. Em Manaus a queda alcançou 27%

Reprodução: Carlos Soares/SSP-AM

O Amazonas fechou setembro com uma queda de 11% no número de homicídios. Segundo os dados parciais da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), essa é a segunda redução seguida registrada no estado, para o período. A capital, Manaus, foi a cidade que contribuiu para a diminuição, ao registrar 27% menos homicídios nos últimos 30 dias.

Para o secretário de segurança, coronel Vinícius Almeida, o índice foi alcançado a partir do empenho do Governo do Estado, do Governo Federal associado à integração das Forças de Segurança do Amazonas, que passaram a trabalhar de forma mais incisiva nos locais, onde havia maior incidência de homicídios.

“Encerramos setembro com um resultado muito positivo para a segurança pública. Tivemos uma redução de 11%, na taxa de homicídio. Quero agradecer a Polícia Militar do Amazonas, a Polícia Civil, o Departamento de Polícia Técnico-Científico e, também, o nosso Corpo de Bombeiros Militar. Juntos nós conseguimos esse resultado e não tenho dúvidas, que continuaremos irmanados perseguindo sempre resultados positivos em prol da nossa sociedade”,

afirmou o secretário.

Em números

Conforme os dados da SSP-AM, em setembro de 2022, foram registrados no Amazonas 118 casos de homicídios. Este ano, durante o mesmo mês, os dados parciais mostram que as Forças de Segurança contabilizaram, 105 crimes dessa natureza, o que representa uma redução de 11% entre os períodos.

Manaus foi a cidade que contribuiu para que o estado alcançasse a redução, uma vez que a capital apresentou uma queda de 27% no número de homicídios. Durante os 30 dias de setembro, foram registradas 63 mortes, sendo o menor índice alcançado para o período, em relação aos últimos dois anos.

Para se ter uma ideia, em setembro de 2021 foram registrados 101 homicídios. Ano passado, foram 86 casos. De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Klinger Paiva, a corporação seguirá empenhada para a manutenção dessa redução em todo o Estado, focando, principalmente, em operações.

“Neste mês de setembro tivemos o reforço de policiamento nos bairros da zona leste, que estavam com indicadores altos de homicídio e criminalidade. Durante a Operação Águia, tivemos uma redução significativa nos registros de mortes naquela área e vamos continuar atuando para levar mais segurança para a população, não só para a população da zona leste, mas de todo o Estado”,

garantiu o coronel Klinger.

Prisão de homicidas

Dados da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) mostram que de janeiro a setembro deste ano, a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) efetuou a prisão de 229 pessoas suspeitas de envolvimento em homicídios e sequestros.

O delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, destaca o êxito das prisões realizadas pela DEHS, durante as diversas operações deflagradas. “A especializada vem realizando um trabalho investigativo firme e de inteligência que resultou na elucidação de vários casos de homicídios ocorridos no Estado, trazendo uma pronta resposta à população, e demonstrando comprometimento com a segurança pública”, afirmou.

*Com informações da assessoria

Leia mais

Procurado suspeito por homicídio na estrada de Novo Airão

Amazonas registra queda no número de homicídios na Semana da Pátria

Quatro homicídios são registrados em menos de 15 dias em Manaus  

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *