×
Vacinação

Crianças indígenas recebem primeiras doses da vacina contra dengue em Manaus

Na fase inicial da estratégia, serão imunizadas crianças com idade de 10 e 11 anos, com a oferta do imunizante em 171 salas de vacina

Foto: Divulgação

Crianças indígenas da comunidade Parque das Tribos, no bairro Tarumã, na Zona Oeste de Manaus, foram as primeiras a receber doses da vacina contra a dengue nesta quinta-feira (22). A capital amazonense recebeu 65.037 doses da vacina Qdenga.

Na fase inicial da estratégia, serão imunizadas crianças com idade de 10 e 11 anos, com a oferta do imunizante em 171 salas de vacina gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A aldeia urbana Parque das Tribos reúne uma população de 2,5 mil indígenas de mais de 30 etnias distintas. A vacinação na Unidade de Saúde da Família (USF), que fica na comunidade.

Foto: Divulgação

A líder da comunidade Parque das Tribos, Elisa Saterê, afirmou que recebeu com grande satisfação a abertura da campanha de vacinação e reforçou a importância simbólica e social à população indígena.

“A satisfação é muito grande da gente saber que a nossa comunidade [Comunidade Parque das Tribos], está sendo uma das primeiras a fazer abertura dessa campanha, que é tão importante para nós, tanto população indígena, como população em geral.” reforça a líder da comunidade. 

 A liderança também destacou a importância do cuidado e medidas de prevenção.

Além da capital amazonense, outros municípios do Estado iniciaram a campanha de vacinação contra a dengue, Careiro da Várzea e Autazes foram os pioneiros no Amazonas. Rio Preto da Eva e Careiro começam a vacinação no Estado nesta semana ainda. Os municípios de Santa Isabel do Rio Negro, Nova Olinda do Norte e Presidente Figueiredo preveem início da vacinação na próxima segunda-feira (26). 

A meta da estratégia de vacinação é alcançar 90% da população na faixa etária de 10 a 14 anos. Seguindo as orientações do Programa Nacional de Imunização, a faixa etária de irá subindo progressivamente.

Segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses, no Amazonas, de janeiro deste ano até quarta-feira (21), 1.972 casos de dengue foram confirmados. Outros 4.746 casos foram notificados por suspeita da doença. Em 2024, 113 mortes foram confirmadas em decorrência de infecção por dengue em todo o país.

Vacinação

Para receber a vacina, a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsáveis, levando o documento oficial de identificação, Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou CPF, e cartão de vacina. 

Confira as unidades que, até o momento, estão atendendo em horário ampliado, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados: 

  • Clínica da Família Carmen Nicolau, na Rua Nestor Nascimento, s/n, Lago Azul;
  • UBS Áugias Gadelha, na Rua A, 15, Conjunto Ribeiro Júnior, no bairro Cidade Nova;
  • UBS Sálvio Belota, na Rua das Samambaias, 786, no Santa Etelvina;
  • USF dR. José Rayol dos Santos, na Avenida Constantino Nery, s/n, Chapada;
  • UBS Amazonas Palhano, na Rua Antônio Mathias, s/n, São José;
  • UBS Alfredo Campos, na Alameda Cosme Ferreira, s/n, no bairro Zumbi
  • UBS Leonor Brilhante, na Avenida Autaz Mirim, 8004, no Tancredo Neves;
  • UBS Leonor de Freitas, na Avenida Brasil, s/n, Compensa
  • UBS Deodato M. Leão, na Avenida Presidente Dutra, s/n, no bairro Glória.

Prevenção à dengue

A estratégia mais eficaz de prevenção à dengue é evitar que o mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, se reproduza. A eliminação de criadouros inclui evitar água parada em pneus velhos, vasos de plantas, garrafas vazias e recipientes plásticos.

Manter quintais e áreas ao redor das casas limpas e livres de entulho também é estratégico para reduzir os locais de reprodução do mosquito.  A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) recomenda, ainda, a estratégia de vistoriar semanalmente, em dez minutos, o espaço residencial ou profissional para eliminar criadouros.

Leia mais

Vacinação contra dengue em Manaus inicia nesta quinta (22), na comunidade Parque das Tribos

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *