×
SERVIDORES PÚBLICOS

Gratificação de cursos já beneficiou mais de 900 PMs no Amazonas

Bonificações foram instituídas pelo governador Wilson Lima dentro do pacote de valorização dos profissionais da Segurança Pública

gratificação de Policiais militares
Os policiais com processo aprovado pela Secretaria de Estado de Administração (Sead) começaram a receber a gratificação a partir de fevereiro deste ano. - Diego Peres/Arquivo Secom

Manaus (AM) – Até o início de abril, o Governo do Amazonas já autorizou a liberação do benefício da Lei de Cursos para 902 policiais militares. Instituída pelo governador Wilson Lima, a bonificação está inserida no pacote de valorização aos profissionais da segurança pública. Ao todo, as bonificações somam R$ 1,9 milhões.

A lei da Gratificação de Curso (GC) é uma iniciativa do governador, que encaminhou a mensagem com projeto para a Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) no início de dezembro de 2021.

Os policiais com processo aprovado pela Secretaria de Estado de Administração (Sead) começaram a receber a gratificação a partir de fevereiro deste ano.

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel Marcos Vinícius Almeida, a medida integra o programa Amazonas Mais Seguro, sendo as bonificações incorporadas ao salário do servidor da segurança pública após a finalização da especialização.

É um impacto objetivo no salário do policial, e ele leva para casa, leva para a sua aposentadoria. Na pós-graduação é um aumento de 25%, mestrado e doutorado, 30% e 35%, respectivamente. Isso é importante para o nosso profissional que não possui e vai buscar, a partir de agora, se qualificar, buscar cursos que possam, no final, fazer um atendimento de qualidade para a sociedade amazonense, que é o objetivo maior da lei que foi criada”, disse o comandante-geral.

O comandante da PMAM ressalta que a lei garante a valorização do profissional para o futuro, equivalendo a carreira de Policial Militar a outras corporações.

Todos os policiais que fizeram o curso serão beneficiados, da mesma forma como acontece com outros profissionais, como é o caso da Polícia Civil, que também possui a lei há mais tempo que a gente. Isso é estimulante. É a valorização do profissional. Isso é mostrar o comprometimento do governo Wilson Lima com a Polícia Militar”.

Processo

Para ter acesso à gratificação, o policial militar deve realizar um protocolo virtual pela Diretoria de Capacitação e Treinamento (DCT), disponível na área restrita do site da Polícia Militar.

Todos os policiais militares poderão requerer a gratificação, ainda que tal título não conste na base de dados do sistema de cadastro pessoal da PM.

Após análise da veracidade dos documentos, a DCT emitirá parecer e o processo será tramitado pela Diretoria de Pessoal Ativo (DPA). Depois disso, o processo seguirá para fins de homologação na Sead.

*Agência Amazonas

Leia mais:

Em três anos, mais de 7 mil policiais militares foram promovidos no AM

Policiais da capital e interior recebem Curso Básico de Inteligência

Veja história de Ronda, cadela que morreu para salvar policiais de ataque de onça na Amazônia

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *