×
Repercussão

Caso Daniel Silveira: “Descumprimento de decisões judiciais é extremamente preocupante”, diz OAB

Presidente Jair Bolsonaro concedeu o instituto da graça ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), um de seus aliados

Deputado federal é aliado do presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução/Instagram Daniel Silveira

Manaus (AM) – A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por meio do presidente do órgão, Beto Simonetti, emitiu uma nota para se posicionar sobre o caso do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), que teve o instituto da graça concedido pelo presidente Jair Bolsonaro após ser condenado a 8 anos e 9 meses de prisão em regime fechado por ataques a ministros da Suprema Corte.

A OAB disse que acompanha atenta e com preocupação os últimos fatos envolvendo a relação entre a Presidência da República e o Supremo Tribunal Federal. O órgão também reforçou a separação entre os Poderes deve ser inegociável em situações como a que se apresenta.

Confira a nota na íntegra:

“A OAB acompanha atenta e com preocupação os últimos fatos envolvendo a relação entre a Presidência da República e o Supremo Tribunal Federal. Para orientar eventual ação da Ordem, solicitei que, com a urgência que o caso requer, a Comissão Nacional de Estudos Constitucionais analise o decreto de graça constitucional editado pelo Poder Executivo. Assim que estiver concluído, o parecer da Comissão será submetido, imediatamente, para deliberação do plenário da OAB, órgão máximo de deliberação da instituição, em sessão extraordinária. O descumprimento de decisões judiciais é extremamente preocupante para a estabilidade do Estado de Direito. O diálogo institucional e o respeito ao princípio da separação entre os Poderes devem orientar o enfrentamento de desafios como o que se apresenta”.

– Beto Simonetti, presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Leia mais:

Bolsonaro assina decreto que dá indulto a Daniel Silveira, condenado pelo STF

Bancada evangélica se movimenta para manter mandato de Daniel Silveira

Presidente do STF marca julgamento de Daniel Silveira para 20 de abril

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *