×
SEMANA DE ARTE

Lideranças indígenas e intelectuais do AM participam do Centenário da Semana de Arte Moderna

Fará parte os intelectuais, escritores e lideranças indígenas da região

O evento é realizado pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC).

Manaus (AM) – Nesta sexta-feira (18), o último dia do evento on-line e comemorativo do Centenário da Semana de Arte Moderna é dedicado à influência da cultura do Norte no movimento balizador da cultura brasileira.

A Prefeitura de Manaus,  por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e Conselho Municipal de Cultura (Concultura), apoia o evento que é realizado pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC), em parceria com Célia Helena Centro de Artes e Educação.

O dia do evento dedicado à Amazônia terá a participação de escritores e lideranças indígenas da região, como o antropólogo João Paulo Tukano, Daniel Munduruku, Jaime Diakara, Estevão Tukano, Marcivana Sateré.

Fará parte também os intelectuais que estudam a cultura da região, com destaque para os professores José Ribamar Bessa Freire, Willi Bole, Marcos Frederico Krüger e Paulo Nunes.

Para o presidente do Concultura, Tenório Telles, a participação de Manaus e de seus artistas, intelectuais e lideranças indígenas no Centenário da Semana de Arte Moderna é um reconhecimento e uma oportunidade de divulgação da região e sua gente.

Ao mesmo tempo em que participamos de um momento histórico para a cultura de nosso país”, complementou.

A programação, neste último dia de evento, será enriquecida com apresentações artísticas alusivas a temas e autores que fazem parte da história do modernismo brasileiro.

A programação será realizada on-line, com inscrições pelo site www.semanade22pucsp.com , e é composta de mesas temáticas e palestras em que os convidados discutirão o significado da Semana de 22 para a cultura brasileira e suas reverberações

A organização da festividade do Centenário da Semana de 22 é uma iniciativa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

O evento tem a curadoria da professora Diana Navas, dos doutorandos Tenório Telles e Ademir Godoy Bueno, do Msc. Rodrigo Louçana Audi e participação do corpo discente e docente do Programa de Literatura e Crítica Literária da PUC-SP.

Programação

O evento é totalmente virtual, com participação on-line, e a primeira mesa, com acesso pelo link             https://www.youtube.com/watch?v=gcuAmgd6YwA, teve início às 9h20, com uma apresentação artística no vídeo de Thiago de Mello: vida e poesia.

Às 9h25, um Interlúdio artístico Manaus: a Paris dos Trópicos – Berço da Humanidade.

O primeiro tema do dia teve início às 9h30 – “Cultura e ancestralidade: A presença indígena na arte brasileira – Imaginário e identidade”.

O debatedor 1: Professor José Ribamar Bessa Freire (UERJ). Como debatedor 2: Escritor Daniel Munduruku (Instituto UK’A). E debatedor 3: Antropólogo João Paulo Tukano (Yepamahsã), a mediação é da professora Beth Brait (PUC-SP).

A segunda mesa com acesso no link: https://www.youtube.com/watch?v=0Hr4LWNUh0s, começa às 11h, com a  apresentação artística – Saga de um Canoeiro, por Daniel Ribeiro.

O debate inicia às 11h10, com o tema “Formas de convivência e diálogos com o mundo – pensamento indígena e saberes ancestrais”.

Os debatedores são: Estevão Tukano – liderança do povo tukano,  professora Sheila Praxedes Pereira Campos (UFRR), escritor Jaime Diakara (Dessana), com mediação de Flávio Pimentel (IFPA).

Encerra o programa da manhã às 12h20, com Interlúdio artístico – Cantiga quase de roda, de Thiago de Mello, por Dori Carvalho.

Na parte da tarde, a primeira mesa pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=55Q2dN636Eo , às 14h, inicia com a  apresentação artística:

Recital de poesia – Cobra Norato, de Raul Bopp, com interpretação dos atores Leonardo Novellino e Fabrício Mendes. O roteiro é de Tenório Telles, com a direção e edição de Walter Santos.

O debate começa às 14 h10, com o tema “A Semana de Arte Moderna e o debate sobre identidade e estética na Amazônia”.

Os debatedores são: professor Willi Bolle (USP), professor Marcos Frederico Krüger (UEA), professor Paulo Nunes (UNAMA), e a mediadora é a  professora Maria Aparecida Junqueira (PUC-SP).

No intervalo, tem a apresentação artística, com Espetáculo – Cosmogonias amazônicas.

 A segunda mesa pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=qpGEeYvhgDc , às 15h45, tem como tema “Vivência cultural: “Cosmogonias amazônicas – diálogos com kumus e outros sábios indígenas”.

No debate, Marcivana Sateré (Maué), professor Pedro Coelho Fragelli (USP), professor Marco Antonio Moraes (USP), com a mediação da professora Elizabeth Cardoso (PUC-SP).

No encerramento, tem a  exposição “A Amazônia abriu a minha Vida”, por Du Zupanni, seguida dos agradecimentos da  PUC-SP, pela professora Diana Navas, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP.

O Centenário encerra com a apresentação artística: Espetáculo Ritual das Raças, Boi-Bumbá de Parintins.

*Com informações da assessoria

*Edição Bruna Oliveira

Leia mais:

História da Semana de Arte Moderna de SP em 1922 é contada em livro

Exposição de arte indígena está em cartaz em São Paulo

Cinco obras modernistas estão disponíveis para visita na Pinacoteca do Amazonas

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *