×
Impacto ambiental

Amazonas lidera a área total com seca no Brasil em abril de 2023

Meteorologista alerta que seca pode trazer algum impacto em termos de economia e na agricultura do Estado

Pelos rios próximos à capital amazonense é comum encontrar pescadores nas portas das casas (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Manaus (AM) – O Amazonas lidera a área total com seca de abril, de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). No Brasil, entre março e abril, a área com o fenômeno aumentou de 3,38 milhões de quilômetros quadrados para 3,68 milhões de km², o equivalente a 43% do território brasileiro.

Apesar disso, na comparação entre março e abril, o Amazonas teve uma diminuição da área da seca de 53% para 41%. Essa é a menor área no estado desde sua entrada no Mapa do Monitor, em dezembro de 2022.

Foto: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

De acordo com Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), não existem estações bem definidas na região Norte, como primavera, outono e inverno. O que é notado são períodos mais chuvosos, entre janeiro e maio, e menos chuvosos, que deverão seguir pelos próximos meses.

Para Mamedes Luiz Melo, também meteorologista do INMET, nos próximos dias, há possibilidade de chuvas isoladas devido à migração de uma frente fria, mas nos próximos meses, o fenômeno do El Niño irá afetar a umidade da região e provocará secas.

“Nos meses de julho e agosto, no estado do Amazonas, ou grande parte da região Norte, as chuvas serão poucas e consequentemente, a temperatura se elevar”,

aponta Melo.

O meteorologista associa o fenômeno ao que aconteceu em 2015 e 2016, quando o El Niño trouxe impactos principalmente para a locomoção por rios, já que muitos secaram nesse período. Segundo Melo, isso poderá acontecer novamente a partir de setembro.

“Os rios começam a secar e isso pode também, de uma certa forma, trazer algum impacto em termos de economia e também na agricultura. Principalmente nas pessoas conhecidas como os ribeirinhos”,

alerta o meteorologista.

Fonte: Brasil 61

Leia mais:

Amazonas ocupa 2º lugar no ranking do desmatamento, aponta pesquisa

Ibama aplica R$ 47 milhões em multas e embarga 7 mil hectares durante operação contra desmatamento

Banco Mundial alerta para dano permanente do desmatamento na Amazônia

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *