×
Operação

Operação com 11 mil policiais retoma controle de presídio dominado por gangue na Venezuela

A gangue é considerado um dos maiores grupos criminosos da América Latina

(Foto: Divulgação Centro Penitenciário de Aragua)

O governo da Venezuela colocou mais de 11 mil agentes de segurança para intervir na prisão de Tocorón, quartel-general da gangue Tren de Aragua. A gangue é um dos maiores grupos criminosos da América Latina com núcleos em vários países.

A intervenção na prisão descobriu armas, muitas munições, zoológico, parques infantis, piscinas, além de túneis que davam acesso a um lago perto do presídio. Os detentos saiam e entravam na prisão a partir do lago, local por onde saiam em barcos.

Há um livro sobre a organização criminosa intitulado ”Tren de Aragua: a gangue que revolucionou o crime organizado na América Latina”, do jornalista Ronna Rísquez.

O controle de uma prisão foi retomado, eles estavam sob o domínio da gangue mais poderosa do país, a Tren de Aragua, que construiu uma minicidade dentro dos muros da prisão, com um zoológico, uma boate, uma piscina e mais. Na quarta-feira (20), o país enviou 11 mil policiais e soldados à prisão de Tocorón para realizar a intervenção. As informações são do tabloide The Daily Mail.

APREENSÃO

Armas de Calibre 50, munições 7,62, 9 milímetros, rifles de precisão e metralhadoras faziam parte do armamento pesado encontrado na operação, o agente de segurança Camacho garantiu que “o armamento pesado foi conseguido para ser retirado por “Niño” Guerrero, com os Luceros e os tenentes que escaparam pelos túneis de Tocorón.

História

Héctor Rusthenford Guerrero Flores, também conhecido como “Niño” Guerrero, assumiu o controle do Tren Aragua em 2014, após seu início em 2005 como um sindicato ferroviário, expandindo-o como uma gangue criminosa, inclusive por grande parte da região latino-americana. Essa gangue foi quem manteve o controle total do centro penitenciário de Tocorón, “porque era mais fácil para as autoridades dominarem seu ambiente porque tinham instalações autossustentáveis ​​para criar sua comunidade, ter seu campo de beisebol, discoteca e atividades familiares .” “Era um mundo dentro de uma prisão”, disse Camacho. A estas instalações acresce ainda um jardim zoológico, uma piscina, um parque de diversões e um banco interno, mas aguarda-se ainda um relatório oficial sobre o que foi apreendido.

*Com informações do R7 / DCN Notícias

Leia mais

Veja momento em que brasileiro foge de prisão nos Estados Unidos; recompensa é de R$ 100 mil

Presidiários filmam ‘chuva de drogas’ em presídio de segurança máxima

Polícia Federal reprime contrabando e venda de ouro venezuelano

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *