×
Operação

Mais de uma tonelada de pescado ilegal é apreendida em território indígena no AM

Ação de preservação ambiental acontece na terra indígena Vale do Javari pela segunda vez

Foto: Divulgação

Manaus (AM) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deflagrou, neste mês de dezembro, a Operação Wahanararai, que combate a pesca ilegal na terra indígena (TI) Vale do Javari, no Amazonas. A ação lavrou 22 autos de infração e apreendeu 1.361 kg de pescado nas regiões dos rios Javari, Curuçá, Itacoaí e Quixito.

Na oportunidade, houve também apreensão de redes de emalhar e carnes de caça, como paca, tatu, jacaré e macacos. A operação encerrou com a fiscalização da feira Mercado do Peixe, identificando seis infratores responsáveis por captura ilegal de espécies como pirarucu, tambaqui, pacu, sardinha e mapará. Três deles, reincidentes, foram conduzidos para a delegacia da Polícia Federal (PF). A operação contou ainda com o apoio do 8⁰ Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro.

A operação iniciou em 2022, onde registrou-se 24 auto de infração, que somaram R$ 351.480 em multa, além de nove infratores autuados e conduzidos à delegacia da PF.

Em novembro, em uma operação conjunta do Ibama com a PF combateu o garimpo ilegal no Vale do Javari, nos rios Jandiatuba, Boia, Jutaí, Igarapé Preto e Igarapé do Mutum. Foram destruídas 26 dragas, oito barcos, quatro rebocadores e 42,5 mil litros de diesel. Os fiscais também apreenderam nove antenas Starlink e 3,2 kg de mercúrio.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Polícia Federal e Ibama desmontam garimpo ilegal na orla de Manaus

Ibama acompanha período de eclosão de quelônios

Ibama destrói madeireiras clandestinas que devastavam terras indígenas no AM

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *