×
Conscientização

Roberto Cidade quer criar o ‘Março Azul Marinho’: para conscientização ao câncer colorretal

O deputado lembra que a campanha “Março Azul Marinho” já acontece em nível nacional, por meio de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Coloproctologia

Manaus (AM) – O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), apresentou, nesta semana,  Projeto de Lei (PL) que visa criar o ‘Março Azul Marinho’, mês destinado à conscientização e prevenção ao câncer colorretal no Estado.

De acordo com a propositura, o foco é ampliar a divulgação de informações a respeito do assunto e, também, os exames que podem promover o diagnóstico precoce, já que esse tipo de tumor se destaca pelo elevado índice de cura quando descoberto em fase inicial.

O deputado lembra que a campanha “Março Azul Marinho” já acontece em nível nacional, por meio de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), e precisa ser promovida nos estados.

O câncer colorretal é o terceiro tipo de câncer que mais mata no Brasil e atinge mais de 40 mil pessoas por ano. Ou seja, é preciso divulgar as causas e principalmente a maneira de se diagnosticar a doença para que sejam reduzidos os índices de óbito. Esse projeto tem esse objetivo,

explicou.

O câncer

O câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino, é um tipo de tumor que se desenvolve no intestino grosso (cólon) ou em sua porção final, o reto. É o terceiro tipo de câncer mais frequente tanto em homens como em mulheres. Os sintomas costumam surgir em estágios avançados da doença, por isso, a detecção precoce nem sempre é possível.

*Com informações da Aleam

Leia mais:

Roberto Cidade recebe representantes da Unale que vieram ao Amazonas entregar prêmio à Aleam

Roberto Cidade solicita instalação de UTI em hospital de Manicoré

Roberto Cidade lembra leis em favor das mulheres amazonenses

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *