×
OIF

Você fala francês? Confira oportunidades de emprego em Quebec, no Canadá

Diversas empresas e instituições de ensino do Quebec buscam candidatos brasileiros com conhecimento da língua francesa

Vista de uma das principais ruas da cidade de Quebec. Imagem: Divulgação

São Paulo (SP) – Idioma oficial de 29 países, o francês é uma das línguas mais faladas no mundo, figurando atualmente na quinta posição do ranking segundo dados da Organização Internacional da Francofonia (OIF).

O Canadá tem o francês e o inglês como idiomas oficiais, sendo a província do Quebec o berço francês na América do Norte. Fundado no século 17, o Quebec possui predomínio do francês não apenas na língua, mas também na arquitetura, na cultura e na gastronomia.

Se você faz parte das pessoas que têm proficiência em língua francesa e pensa em seguir uma carreira profissional ou acadêmica fora do Brasil, chegou sua hora de expandir fronteiras.

Trabalhe ou estude no Canadá

O governo do Quebec, por meio da agência de desenvolvimento econômico Québec International, está com inscrições abertas para as Jounées Québec BRÉSIL, iniciativa que busca recrutar brasileiros e brasileiras para trabalhar no Canadá. Neste ano, 18 empresas quebequenses oferecerão mais de 200 vagas nos setores alimentício, de engenharia, industrial, manufatura, saúde, serviços sociais e tecnologia da informação.

O nível de francês solicitado depende de cada vaga. Há algumas empresas que exigem o nível intermediário ou avançado, já outras estão abertas a contratar candidatos com nível iniciante. Para saber as exigências, é preciso ler atentamente todos os detalhes das descrições das vagas.

A edição 2024 também possibilitará que estudantes brasileiros interessados em fazer formações técnicas e de nível superior no Quebec encontrem instituições de ensino da região, esclareçam suas dúvidas e aprendam como é o processo para solicitar uma autorização de estudos.

Vista do Château Frontenac, grande símbolo da cidade de Quebec. Imagem: Divulgação.

“Encorajamos todos os interessados em imigrar ao Quebec a estudarem desde já a língua francesa. Me estabeleci na região e vejo como é uma sociedade acolhedora. Além disso, o mercado de trabalho é muito dinâmico, a qualidade de vida é excelente e a vida cultural é vibrante”,

diz Elisa Suhett Rinco, diretora de Mobilidade Internacional na Québec International e de origem brasileira. 

Como participar

Para se inscrever, é preciso criar uma conta gratuitamente no site Quebec na cabeça, preencher seu perfil e se candidatar às vagas ou aos programas de estudos de seu interesse pelo link, entre 5 de março e 8 de abril. O perfil deve ser preenchido em francês, pois este é o idioma oficial do Quebec. Os candidatos selecionados receberão as convocações por e-mail na semana de 16 de abril. A etapa final incluirá uma entrevista presencial com os recrutadores, em São Paulo, entre os dias 4 e 5 de maio.

É importante que os interessados se atentem às exigências, entre elas a necessidade de diploma técnico ou universitário na área da vaga desejada, experiência profissional no setor e nível de francês proporcional à oportunidade em questão. Desde 2011, mais de 600 brasileiros já foram contratados por empresas do Quebec.

Sobre Québec International

Québec International contribui para o desenvolvimento econômico da região metropolitana de Quebec e para sua projeção internacional. Como uma agência de desenvolvimento econômico regional, Québec International promove o crescimento das empresas, apoia os setores estratégicos e atrai talentos e investimentos para a região. Para mais informações, acesse quebecinternational܂ca 

Sobre Quebec na cabeça

Marca registrada de Québec International, Quebec na cabeça é um portal de informações destinado a pessoas com projetos de estabelecimento na cidade de Quebec e região, bem como a estrangeiros que se estabeleceram aqui. Ele visa orientá-los e fornecer informações durante suas etapas de instalação e integração socioprofissional.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Usaria? Grife de moda lança ‘pulseira de fita adesiva’ por R$ 16 mil

Escola oferece palestra online gratuita sobre atualização tributária em Manaus

Mercado Imobiliário do Amazonas alcança recorde em vendas de imóveis novos em 2023

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *