×
FST

Bernardino Albuquerque assume coordenação de Medicina da Faculdade Santa Teresa

Bernardino também foi diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS)

Manaus (AM) – A Faculdade Santa Teresa (FST) anuncia como coordenador do recém-criado curso de Medicina da instituição, o médico infectologista Bernardino Albuquerque, referência em doenças tropicais. O médico é um dos nomes de relevância na criação da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMT-AM), onde atuou como diretor-presidente. Bernardino também foi diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).

A primeira turma de Medicina da FST iniciou no último dia 11 de março. O curso foi avaliado com nota máxima 5 pelo Ministério da Educação (MEC). O projeto pedagógico, conforme explica a diretora geral da faculdade, Amanda Estald, segue a estrutura regulamentada pelo MEC e tem como destaque e diferencial a adoção da metodologia de ensino ativa, em que o aluno tem contato com a prática da profissão, desde quando ingressa no curso.

Bernardino Albuquerque destaca a importância do novo curso. “Temos um vazio demográfico de profissionais, especialmente no interior do estado, onde não conseguimos alcançar o patamar mínimo do número de médicos em relação à população. O curso de Medicina da Santa Teresa chega, portanto, para contribuir na mudança desse cenário, formando novos profissionais para o mercado de trabalho”, ressaltou.

Uma novidade, apresentada por Bernardino Albuquerque, são as atividades de extensão com ações junto à comunidade, antes consideradas disciplinas optativas e, atualmente, estão como requisito obrigatório assegurado pelo Ministério da Educação. “Estamos organizando uma programação em pontos centrais, para execução de atividades de extensão, com a finalidade de diagnosticar e resolver problemas que afligem a população”, explica.

Bernardino cita como diferencial do curso da FST, em relação às instituições clássicas de formação médica, a metodologia de ensino ativa e baseada em evidências, com a presença do estudante, desde o primeiro semestre de estudo, nas unidades básicas de saúde, para que possa entender o funcionamento, tenha convivência com os casos e com a comunidade. “Aprender a prática da relação médico e paciente”, acrescenta.

Nesse contato com a prática, o coordenador adianta o convênio com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através do qual os alunos poderão acompanhar e ajudar no atendimento, tendo como preceptores profissionais que já atuam no serviço público, nas áreas de Medicina e Enfermagem. “O nível de complexidade do aprendizado também se faz presente nessas situações práticas, na medida em que o aluno recebe o conteúdo teórico a ser aplicado no dia a dia da profissão”, frisou.

Bernardino Albuquerque é formado em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e tem Mestrado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor aposentado pela Ufam, onde atuou por 48 anos, e é docente da Fametro. Além de diretor-presidente da FMT e da FVS, foi subsecretário estadual de Saúde e coordenador da Funasa no Amazonas.

A Faculdade Santa Teresa fica localizada na rua Acre, Nº 200, bairro Nossa Senhora Das Graças, Zona Centro-Sul de Manaus. Informações sobre o Curso de Medicina e graduações oferecidas, é só acessar o site www.faculdadesantateresa.edu.br ou pelos telefones (92) 3090-3020 e 98403-0034.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Venda de ingressos para eventos da Amazon Best 2024 iniciam nesta terça (19)

Inscrições para vestibular de Medicina da Faculdade Santa Teresa encerram nesta sexta (8)

Você fala francês? Confira oportunidades de emprego em Quebec, no Canadá

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *