×
Programa sustentável

David Almeida discute programa sustentável na Amazônia com grupos empresariais

O objetivo é trabalhar com agentes públicos, educar e incentivar os atores do mercado a projetar construções sustentáveis

Fotos: Dhyeizo Lemos / Semcom

Manaus (AM) – Para aproveitar as potencialidades locais e seguir a tendência mundial de adotar medidas mais ecológicas, o prefeito de Manaus, David Almeida, se reuniu com empresários, grupos e especialistas do Internacional Finance Corporation Brasil (IFC), para discutir o lançamento do programa de fortalecimento das capacidades sustentáveis na região amazônica.

O objetivo é trabalhar com agentes públicos, educar e incentivar os atores do mercado a projetar construções sustentáveis.

“Ontem eu estive reunido com o Banco do Brasil, antecipando o que aconteceria hoje, com os investimentos que fizemos fomos contemplados como uma das primeiras, talvez a primeira cidade do Brasil com esse selo sustentável, e é isso que estamos buscando. Nós temos aqui o maior projeto, o mais exitoso da história do mundo de preservação ambiental, chamado Zona Franca de Manaus, que nos dá a oportunidade de preservar 97% da nossa floresta, fazendo com que sejamos um case de sucesso para todo o mundo, e agora com a vinda do IFC aqui para a cidade de Manaus, vamos ter um protagonismo ainda maior, e essas construções sustentáveis vão agregar a tudo aquilo que nós já buscamos com relação a preservação do meio ambiente e sustentabilidade. A cidade de Manaus é o porto seguro dos investimentos, nós somos e queremos ser os facilitadores dos investimentos e agradeço por escolherem nossa cidade”,

destacou Almeida.

O ponto central do programa é a divulgação da certificação EDGE, desenvolvida pela IFC e que ajuda os construtores a avaliarem as maneiras mais econômicas de incorporar recursos de construção verde em seus projetos.

“Hoje em dia as construções têm que ser sustentáveis, temos que olhar para o futuro, estamos vendo o que está acontecendo com a mudança climática. Por isso, com essa conjugação do setor público com o setor privado, vamos conseguir fazer cidades mais sustentáveis e gostaríamos que Manaus estivesse na frente dessa corrida”,

enfatizou o gerente-geral da IFC no Brasil, Carlos Leiria Pinto.

O Programa de Transformação do Mercado de Edifícios Verdes da IFC vem sendo implantado há alguns anos na América Latina e Caribe (LAC), especificamente no Peru, Colômbia e México.

A reunião faz parte das ações da Prefeitura de Manaus, que identificam projetos que melhoram a qualidade de vida da população a custo zero para o município.

O programa apoia os municípios por meio de assessoria técnica, de forma inteiramente gratuita, que compreende a capacitação de funcionários municipais no conhecimento sobre as construções sustentáveis, com o objetivo de definir incentivos atrativos e adequados, bem como apoiar a elaboração de regulamentação legal (leis, decretos, normas etc.), ajudar na divulgação junto ao mercado e monitorar os resultados alcançados. Todas as atividades previstas ocorrem em um prazo estimado de 4 a 6 meses.

* Com informações da assessoria

Leia mais:

David Almeida assina mais 250 progressões de profissionais da rede municipal de ensino

David Almeida reforça melhorias na infraestrutura de Manaus

Prefeito David Almeida assina ordem de serviço para instalação de semáforos inteligentes

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *