×
Evento

Especialistas nacionais e internacionais discutem protocolos de segurança do paciente, em Manaus

Evento começou nesta quinta-feira (21) e segue até sábado (23)

Reprodução: Divulgação

Manaus (AM) – São registrados, anualmente, 42,7 milhões de eventos adversos por ano, nos hospitais em todo o mundo, enquadrados como situações evitáveis, relacionadas à segurança dos pacientes. O tema está sendo discutido em Manaus, por especialistas nacionais e internacionais. A questão é considerada um grave problema de saúde pública, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e pode acarretar complicações que evoluam para o óbito.

A programação faz parte do “I Congresso e III Simpósio Norte de Qualidade e Segurança do Paciente”, evento organizado pela Qualipaciente Amazonas. O evento começou nesta quinta-feira (21) e segue até sábado (23), no Centro de Convenções Vasco Vasques, na Avenida Constantino Nery.

A médica intensivista Liane Cavalcante, da Qualipaciente, ressalta que o evento é uma oportunidade para debater e sensibilizar os profissionais de saúde de todos os níveis hierárquicos e segmentos para esse, sendo um assunto extremamente importante. Ela destaca que, apesar de fazer parte do plano de ação global da OMS, elaborado em 2021 e com metas a serem cumpridas até 2030, a segurança do paciente ainda precisa ser bastante reforçada em todas as esferas.

Liane Cavalcante explica que eventos adversos é toda situação que ocorre durante a internação do paciente e foge do curso natural. A médica intensivista cita como exemplo infecções hospitalares, erro de medicação ou de dosagem, quedas, entre outras inúmeras intercorrências.

“Na maioria das vezes, são situações evitáveis e que podem ser prevenidas com boas práticas, tecnologia, entre outras iniciativas. Uma das ferramentas que mais enfatizamos é a Qualidade da Assistência, que é um conjunto de normas, regido pela Organização Nacional de Acreditação, para que os hospitais tenham uma sistematização do atendimento. Com isso, a chance de erro diminui consideravelmente”,

destaca.

Para evitar ou reduzir os eventos adversos é necessário, de acordo com Liane Cavalcante, estrutura, investimento na qualidade, acreditação hospitalar, seguir os protocolos indicados e, principalmente, o envolvimento de todos os profissionais da saúde. “Precisamos fazer como o setor de aviação. Tem um checklist e protocolos que são seguidos à risca. O mesmo vale para o setor de saúde”, compara.

Pensamento estratégico

A palestra de abertura do evento, nesta quinta-feira (21), foi com Carlos Hiran Goes de Souza, CEO da Accreditation Pathways Institute, de Portugal, especialista em Planejamento e Administração de Saúde, membro fundador da International Academy of Quality and Safety in Health Care (ISQUA). Ele falou sobre o tema “Conectando os pontos para a segurança do paciente: pessoas, processos e tecnologia”.

Segundo Souza, é preciso desenvolver o pensamento estratégico em cima do risco, que é algo que naturalmente as pessoas já têm no dia a dia. “Por exemplo, prevendo que a criança pode cair do berço, então, é necessário ter uma grade. Esse pensamento estratégico deve ser levado também para o ambiente hospitalar. A pessoa precisa internalizar essa cultura da mitigação do risco. Lógico que a estrutura e as tecnologias devem estar à disposição dos profissionais”, acrescentou.

Programação

A programação do “I Congresso e III Simpósio Norte de Qualidade e Segurança do Paciente”, prossegue nesta sexta-feira (22) das 8h às 18h e, no sábado (23), das 8h às 12h. A programação do evento inclui conferências, mesas redondas e apresentação de trabalhos, abordando a questão da segurança do paciente, nos âmbitos nacional e mundial.

O evento oferece aos profissionais a oportunidade de networking, de troca de experiência com os profissionais de grande reputação no tema, numa área que é fundamental para a saúde, no estado e no mundo. Entre os assuntos em discussão, estão: Cuidados com o paciente e com a família; Melhoria da Qualidade; ESG na Saúde – resultados e boas práticas associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); Impactos da Creditação nas organizações de saúde; Transformação digital nos cuidados com a saúde – inovações, telemedicina, telesaúde, inteligência artificial e outros.

*Com informações da assessoria

Leia mais

Hospital João Lúcio realiza Semana da Segurança do Paciente

Saúde monitora atividades dos núcleos de Segurança do Paciente de hospitais de Manaus

Prefeitura capacita psicólogos para abordagem terapêutica de pacientes com comportamento autolesivo

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *