×
Biodiversidade

Assembleia Legislativa realiza Sessão Especial alusiva ao Dia da Amazônia

Sessão é um convite à reflexão sobre a importância do Bioma Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), realizou no Plenário Ruy Araújo, nesta terça-feira (03), Sessão Especial, em alusão ao Dia da Amazônia, em atenção ao requerimento nº 3628/2023 do deputado Sinésio Campos (PT).

Segundo o autor, a Sessão é um convite à reflexão sobre a importância do Bioma Amazônico. “Apesar de sua importância para o planeta, a Amazônia tem sido constantemente ameaçada por inúmeras atividades predatórias. Riscos para a biodiversidade nas florestas amazônicas incluem desmatamento, exploração madeireira, queimadas, fragmentação, mineração, extinção da fauna, invasão de espécies exóticas, tráfico de animais silvestres e mudanças climáticas. Por isso, o Dia da Amazônia convida as pessoas para se preocuparem com a Floresta Amazônica em meio a um cenário preocupante de degradação”, afirmou o deputado.

Durante a Sessão Especial foram entregues oito placas de homenagem à  representantes de instituições ligadas à proteção da Amazônia, como a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama); Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá; Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam); Projeto Socioambiental de Limpeza do Ambiente (Remada Ambiental); Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema); Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Representando o governador Wilson Lima, a Secretária Executiva Adjunta de Gestão Ambiental da SEMA,  Fabrícia Arruda Moreira, falou sobre a importância da data.

“Este dia gera muita reflexão sobre a Amazônia como a maior floresta tropical e o maior volume de água doce do mundo, com o Rio Amazonas. Mas apesar de toda essa importância, a Amazônia vive em constante ameaça, como desmatamento, queimadas, entre outros e, nesta sessão, convido a todos para que junto com o Governo do Amazonas possamos trabalhar pela preservação da nossa Amazônia”,

afirmou.

O diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente, estendeu a homenagem aos servidores da pasta.

“O Poder Legislativo nos homenageia com esta Sessão, reconhece o nosso papel e isso é honroso, pois cada instituição aqui representada faz um serviço para a sociedade. Porém, esta homenagem deve ser estendida aos servidores de cada instituição, porque quem de fato faz o serviço institucional são os servidores”,

declarou.

O superintendente do Ibama, Joel Bentes, falou sobre a união institucional com a sociedade civil na proteção de recursos naturais. Ele destacou que o órgão está numa missão que envolve a sociedade civil; os povos indígenas e as comunidades ribeirinhas. Salientou ainda que é importante reconhecer estas pessoas porque não e fácil defender a floresta.

“Existe uma série de interesses econômicos e políticos. Mexemos com um verdadeiro jogo de interesses, até porque o Ibama não chegaria sozinho em lugar nenhum. O esforço conjunto levou a uma queda de 48% no desmatamento nesses nove primeiros meses de 2023, se comparado aos nove primeiros meses de 2022. Na pauta do garimpo, atuamos bastante, destruímos 470 dragas e balsas de garimpo ilegal no estado”,

exemplificou.

*Com informações da CMM

Leia mais:

Em situação de alerta, Prefeitura de Manacapuru pagará R$ 490 mil por show de Zé Vaqueiro

Prefeito anuncia novas medidas para combater vazante histórica

Deputada propõe Programa de Acompanhamento para Mulheres Mastectomizadas

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *