×
Unidade de Saúde da Família

Unidade de saúde revitalizada é entregue no bairro Japiim, em Manaus

Contando com duas equipes de profissionais de saúde, a USF realiza atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem

Manaus (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou nesta quarta-feira (20), as novas instalações da Unidade de Saúde da Família (USF) S-33, localizada no bairro Japiim, zona Sul da capital.

O estabelecimento de saúde, de porte I-B, passou por uma ampla reforma, por meio de Parceria Público-Privada (PPP), e proporcionará mais qualidade aos atendimentos ofertados à população para a qual a unidade é referência.

“Foi através desse modelo de parceria, de contrato, que conseguimos dar um salto de qualidade na saúde básica de Manaus com relação à infraestrutura, equipamentos e modernização das nossas unidades básicas. Já estamos com a 21ª unidade entregue de um contrato de 68 que serão inauguradas ao longo do ano, por meio dessa parceria, e ao todo, serão 99 obras na rede municipal de saúde, incluindo construções, reformas e ampliações de unidades”, disse o prefeito.

A unidade, de porte I-B, recebeu trabalhos de revitalização, como a troca de telhado, restauração de equipamentos médicos hospitalar e odontológico, renovação de mobiliários danificados, revisão e troca de condicionadores de ar, revisão e manutenção das instalações hidráulicas, serviços de pintura interna e externa, jardinagem e outros.

Para o secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, a entrega da USF S-33 reforça o compromisso da Prefeitura de Manaus com a área de saúde, que este ano comemora bons índices no Previne Brasil, novo modelo de monitoramento de qualidade e transferência de recursos financeiros do Ministério da Saúde, que avalia o desempenho de cada município em sete indicadores de Atenção Primária à Saúde.

“O prefeito David Almeida tem priorizado a área da saúde investindo na melhoria das estruturas das nossas unidades, para que a população tenha uma assistência em saúde qualificada. A atenção básica vem sendo fortalecida mês a mês, seguindo a determinação da gestão em aprimorar os serviços ofertados”, assinalou.

Serviços

A carteira de serviços de saúde da unidade S-33 no bairro do Japiim, cuja população estimada é de 59.038 pessoas, compreende a coleta de material para exame laboratorial, coleta de preventivo do câncer de colo do útero (Papanicolau), curativos, retirada de pontos, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, verificação de peso e altura, administração de medicamentos injetáveis e orais, aplicação de vacinas e dispensação de medicamentos básicos.

Contando com duas equipes de profissionais de saúde, sendo uma de Estratégia Saúde da Família (ESF) e uma de Saúde Bucal, a USF realiza atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem.

A USF S-33 compõe a Rede de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS), que é estruturada para ofertar serviços e ações de saúde de caráter preventivo, para evitar a sobrecarga da rede de média e alta complexidades.

Fotos: Dhyeizo Lemos / Semcom

*Com informações da assessoria

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Prefeitura promove multivacinação e serviços à saúde até as 16h deste sábado (16)

Aplicativo Saúde Amazonas ultrapassa 1,7 mil downloads em menos de uma semana de lançamento

Profissionais vão realizar levantamento epidemiológico de saúde bucal em Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *