×
Ensino

Estudantes do AM recebem aula interativa de orientação e uso de bússola

A atividade transdisciplinar envolve diversas disciplinas escolares, como História, Matemática, Geografia, Linguagens, Educação Física, entre outras

Aula interativa sobre orientação e uso de bússola
A atividade transdisciplinar envolve diversas disciplinas escolares, como História, Matemática, Geografia, Linguagens, Educação Física, entre outras. - Eduardo Cavalcante/Seduc-AM

Manaus (AM) – Para mostrar aos estudantes a importância e a aplicabilidade da bússola no cotidiano, a Escola Estadual José Ribamar da Costa, situada na zona Oeste de Manaus, organizou palestras e atividades práticas de orientação. Cerca de 120 estudantes participaram da aula interativa.

Desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto, em parceria com o grupo Graxaim, a iniciativa foi focada em estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública estadual.

Na palestra foram abordados temas como a importância de saber orientações no dia a dia, como o esporte com a bússola auxilia no desenvolvimento dos alunos, e a base de conhecimento necessária para aplicabilidade.

A atividade transdisciplinar envolve diversas disciplinas escolares, como História, Matemática, Geografia, Linguagens, Educação Física, entre outras.

O professor de Educação Física da unidade, Moisés Seffair, comenta como a prática e o trabalho em conjunto entre os professores são necessários.

Como a aula envolve diversas disciplinas, todos se juntaram para aprender e aplicar em sala de aula. Futuramente, pretendemos implementar o curso fixamente na escola para melhor desenvolvimento dos estudantes”, diz o professor.

A estudante Sophia Duarte, de 14 anos, diz que aprender sobre orientação é necessário para a vida.

Eu não sabia como me direcionar, se eu me perdesse seria difícil, mas agora tenho esse conhecimento básico e isso vai me ajudar muito no dia a dia”, reforça.

Orientação

A modalidade esportiva é um desporto reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) no qual o atleta, de forma individual, tem como objetivo percorrer uma determinada distância de terreno variado e desconhecido.

O atleta tem como obrigação passar por determinados pontos selecionados no terreno, chamados de Pontos de Controle (PC), e descritos num mapa distribuído a cada concorrente.

É utilizado o uso de uma bússola, sendo proibido o uso de equipamentos eletrônicos de GPS.

O diretor do grupo Graxaim, André Rondon, reforça como o aprendizado dos estudantes sobre a modalidade pode ajudar no cotidiano.

Ao saber sobre orientações, como estudar um mapa, ler símbolos, ângulos e direções, o jovem tem o conhecimento necessário para caso se perca, ele desenvolve a consciência ambiental e pode praticar um esporte também”, pontua André.

*Com informações da Agência Amazonas

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Estudantes do AM tomam posse do programa Parlamento Jovem

Estudantes desenvolvem projeto de empreendedorismo em escola de Manaus

Estudantes criam sistema de rádio em escola de Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *