×
TURISMO

Governo e Banco Mundial alinham ações de fortalecimento do Turismo em Parintins

Objetivo é identificar potenciais fora do período sazonal de festas e fomentar o desenvolvimento do setor

O Governo do Estado, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), realiza, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), uma missão do Programa de Saneamento Integrado (Prosai) com foco no fortalecimento do turismo em Parintins (a 369km de Manaus).

A ação, que iniciou na quinta-feira (08/06) e vai até domingo (11/06), inclui reuniões com representantes da Secretaria Municipal de Turismo, Amazonastur e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), além de visita de campo nos principais pontos turísticos da cidade e em comunidades com vocação turísticas.

De acordo com o subcoordenador de Planejamento da UGPE, Leonardo Barboza, que lidera a missão, o objetivo é identificar os potenciais turísticos e entender como o setor funciona fora do período sazonal de festas, como o Festival de Parintins.

“O Prosai vai trabalhar os aspectos de turismo para ajudar a fomentar atividades no município que possam estar relacionadas às ações que o programa vai desenvolver. A ideia é atuar, principalmente, no fortalecimento institucional e essa conversa com a Prefeitura local e com os órgãos estaduais que estão na cidade é fundamental”

, observa Leonardo.

Também participam pela UGPE, o subcoordenador Jurídico e de Relações Institucionais, Francisco Soares Filho, a coordenadora de Comunicação, Roseane Mota e o assessor Institucional, Eliandro Celsus. Para a missão, o BID designou a consultora e especialista em Turismo Luciana Sagi. O objetivo é obter um diagnóstico que possa subsidiar projetos para ajudar o município a desenvolver ainda mais esse potencial turístico.

De acordo com a secretária Municipal de Turismo, Karla Viana, trata-se da segunda maior fonte de economia do município e ações que possam beneficiar, cada vez mais, o setor, são bem-vindas. “É uma atividade forte, mas é sazonal, focada, principalmente, no Festival de Parintins, na festa da Padroeira, no Carnailha e na temporada de Cruzeiros. Mas há bastante potencial para termos turismo forte o ano inteiro”.

A ideia da UGPE é, além da Prefeitura, trabalhar junto com órgãos estaduais, como a Amazonastur e a Secretaria de Economia Criativa, que já têm um trabalho forte em Parintins, por conta do Festival Folclórico. No caso da Amazonastur, a temporada de Cruzeiros, que leva milhares de turistas à ilha todos os anos, terá um atrativo a mais a partir das obras do Prosai, que vai requalificar a orla da francesa e construir um novo mercado na área.

Roteiro

Nesta sexta-feira, foram realizadas reuniões setoriais, com órgãos públicos e vereadores, visitas de campo na cidade de Parintins, com ida aos currais dos Bois Garantido e Caprichoso, à Catedral, ao Liceu de Artes e Ofícios, Bumbódromo e Mercado Municipal. No sábado, a visita prossegue nas comunidades da Serra da Valéria, Vila Amazônia e região do Uaicurapá.

Prosai Parintins

O Prosai Parintins tem investimentos de U$ 87,5 milhões, sendo U$ 70 milhões financiados pelo BID, e contrapartida estadual de U$ 17,5 milhões. Um dos focos do programa é solucionar os problemas ambientais, promover a requalificação urbanística, levar saneamento e soluções de moradia para o município.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Seis em cada dez casais brasileiros fazem o controle mensal das finanças

Chef Bruno Muller lança linha de bolos para festas juninas

Semana com quatro dias de trabalho será testada no Brasil

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *