×
Peça teatral

Violência na infância é retratada em espetáculo teatral

Com novo elenco, a nova temporada é uma remontagem de 2019 e fica em cartaz às sextas e aos sábados

Manaus (AM)- Nas beiradas de rios, nos garimpos, na rua, na escola e até dentro de casa. A violência na infância está em todas partes, muitas vezes veladas por rostos e situações familiares.

O tema delicado e urgente conduz o roteiro de “Alice Músculo +2”, espetáculo teatral da Bodó Company que abre temporada nos próximos três finais de semana em Manaus.

Com novo elenco, a nova temporada é uma remontagem de 2019 e fica em cartaz às sextas, nos dias 15 e 22 de julho; e aos sábados, nos dias 16 e 23 sempre às 20h, no espaço cultural Ateliê 23, na avenida Tapajós, 166, Centro. O ingresso é R$15 (meia entrada).

“Tivemos um processo árduo de corpo, de voz, com preparação de Babaya Morais, conhecida nacionalmente”, comenta o ator e diretor executivo Denis Carvalho, que Carvalho destaca que o momento é especial pela retomada aos palcos e das atividades da companhia, que, nos últimos dois anos, adaptou os projetos para exibir em plataformas digitais.

É a partir da história de Alice, uma menina pequena, mas com força de gente-castanheira que decide sozinha mudar o rumo da sua própria história, que a peça é contada. O espetáculo traz ainda um tema polêmico, especialmente no interior do Amazonas, que é a ausência e a irresponsabilidade da paternidade, sendo acobertada até mesmo por crenças populares.

Um exemplo é a lenda amazônica do boto cor-de-rosa, em que um boto se transforma em um homem belo e sedutor, seduz mulheres para engravidá-las e, depois, volta para a forma animal e para o rio, o que gera o abandono dessas mulheres grávidas.  

“Na realidade, ele acaba sendo um ‘boto expiatório’, que leva a culpa do pai, do tio, do homem de poder para justificar a violência que eles praticam”, afirma Francis Madson, diretor e dramaturgo da montagem.

“Alice Músculo + 2’ é a terceira peça da ‘Tetralogia da Família’ ribeirinha da Soufflé de Bodó Company. “Entre os assuntos dessas peças temos a identidade cultural, social e econômica da região, as desigualdades sociais, a natureza, os animais e os sujeitos, vivendo de forma singular suas histórias”, destaca Francis Madson.

A ficha técnica conta ainda com as atrizes Isabela Catão, Amanda Magaiver e Neuriza Figueira, escultura de Davi Baima, preparação de elenco de Viviane Palandi e pesquisa e sonoplastia de Diogo Navia. Francis Madson assina figurino e cenografia, enquanto a produção executiva é de Denis Carvalho.

Soufflé de Bodó

No cenário manauense desde 2013, a companhia é uma união de artistas com experiência na criação, direção e atuação, que se juntam para realizar espetáculos de teatro que tenham como foco o homem amazônico e dramaturgias autorais.

Entre os trabalhos realizados pelo grupo estão “Casa de Franciscos”, “Quem Nasce Antônio é Rei”, “Herói”, “Dragão de Macarapana”, “Curuminzado”, “Mãe – In Loco”, “Remontagem”, “Banho de Cavalo”, “Curta Metragem” e “Alice Músculo +2”.

A Soufflé de Bodó cria e executa eventos culturais na cidade de Manaus. Durante o período de isolamento da pandemia, o grupo realizou festivais e espetáculos on-line, além de desenvolver projetos de circulação, entre eles “Coma Teatro” e o Jandira Theater Move, o primeiro teatro container itinerante da região norte, com 22 lugares.

*com informações da assessoria

Edição Web: Bruna Oliveira

FOTOS: Hamyle Nobre

Leia mais:

Noite do Jazz tem cantor Humberto Amorim em Manaus

Feira do Paço acontece neste fim de semana em Manaus

Andarilha lança videoclipe

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *